Cientistas franceses e norte-americanos descobriram uma mutação genética que seria a causa deste envelhecimento precoce em crianças. Segundo eles, o estudo pode levar à descoberta da cura para a doença e também a novas pistas sobre as conseqüências do envelhecimento em pessoas sadias.
O Gene mutante defeituoso, chamado LMNA, ativa a produção de uma proteína, a Lamin A, que desestabiliza o núcleo celular, afetando todas as células do corpo, com exceção das cerebrais.Normalmente o núcleo tem uma estrutura circular, certinha, por causa desse defeito genético, o núcleo forma bolhas, que causam a instabilidade e levam à morte das células.
O entendimento do funcionamento deste gene permitirá, não somente a cura para os casos de progeria, com também, compreender o que acontece no corpo humano conforme as pessoas ficam mais velhas.
...
Assistimos agora à pouco a uma reportagem que nos deixou a pensar e de, certa forma, com uma lágrima teimosa no canto do olho. Tratava-se da história de uma menina de 10 anos com progeria (envelhecimento prematuro). Não foi a doença em concreto que nos deixou a pensar, foi sim a força de vontade da menina que nos deixou a pensar que no nosso dia-a-dia damos importância a coisa tão pequenas que nem merecem ser enumeradas. Uma menina de sorriso no rosto e envergonhada ao falar do seu amigo colorido, um menino que também como ela sofre de envelhecimento prematuro. Uma força passada à mãe para suportar os momentos menos bons. Uma alegria por estar na nova escola. E uns olhos tão brilhantes por poder fazer aquilo de que mais gosta: dançar ballet.Devem ser momentos bastante difíceis para os pais quando é feito o diagnóstico e lhes é dito que o seu filho sofre de uma doença rara, com muitos poucos casos em todo o Mundo. Na maior parte das vezes, a informação é muito, muito pouca e essa quase inexistência deve ser ainda mais angustiante.
Parabéns à Claúdia que é uma verdadeira lutadora! Devemos seguir o belessimo exemplo de vida desta menina.
Fernando Pessoa